Create Your First Project
Start adding your projects to your portfolio. Click on "Manage Projects" to get started
Canhões de Fernando de Noronha
Assessoria Patrimonial
Assessoria Patrimonial
Data
2018
Local
Fernando de Noronha, Pernambuco.
A ligação do escultor e restaurador Jobson Figueiredo com Fernando de Noronha começou em 1987, quando foi convidado a produzir obras de arte inspiradas na paisagem local. Desde então, além da produção artística, ele se dedicou à documentação do sistema de defesa da ilha — um dos mais importantes do século XVIII, com 10 fortes e dezenas de canhões.
Por mais de 30 anos, Jobson registrou, fotografou e estudou o estado desses armamentos históricos, muitos em avançado estado de deterioração. Seu trabalho contínuo tornou-se uma importante fonte de conhecimento sobre a história militar de Noronha, levando-o a atuar como assessor em ações de preservação.
Em 2018, a 7ª Região Militar convidou Jobson para colaborar, de forma voluntária, em uma missão de reconhecimento e preservação dos canhões da ilha. A equipe, composta por militares, técnicos do IPHAN, ICMBio e moradores locais, percorreu os pontos onde os armamentos estavam espalhados.
O trabalho resultou na localização, catalogação e georreferenciamento de 62 peças históricas — 55 canhões e 7 peças de artilharia Vickers Armstrong. Esse esforço conjunto marcou um passo importante na preservação do patrimônio histórico-militar de Fernando de Noronha.























