top of page

Create Your First Project

Start adding your projects to your portfolio. Click on "Manage Projects" to get started

Obras de arte Shopping Center Recife

Tipo de projeto

mapa de danos

Data

2017

Local

Shopping Center Recife

O Shopping Center Recife abriga um importante Parque de Esculturas com curadoria de Rogélia Peres, projeto arquitetônico de Moisés Andrade, Mônica Raposo e do escritório Andréa Câmara e Paulo Raposo, além de iluminação de Peter Gasper. Considerado a iniciativa privada mais relevante na valorização da arte em espaço público em Recife, o parque representa um marco na inserção da arte no cotidiano urbano.

A valorização da arte pública no Recife remonta a 1961, quando o escultor Abelardo da Hora propôs leis para inserir obras de arte em praças e edifícios. Mas foi apenas na década de 80 que houve a criação de legislações municipais e estaduais como a Lei nº 14.239 (1980), que obriga a presença de arte em edificações e espaços públicos com mais de mil metros quadrados. A partir disso, outras cidades brasileiras também adotaram leis semelhantes.
O escultor e restaurador Jobson Figueiredo destaca a importância da arte pública na humanização das cidades, defendendo que a arte nos espaços urbanos aproxima o cidadão da sua cidade e melhora a qualidade de vida. Em entrevista, ele reforça que o espaço público deve ser vivido com arte e sentimento.

O Mapa de Danos feito por Jobson Figueiredo, em 2017, é um levantamento detalhado que avalia e classifica os danos nas obras, utilizando uma escala cromática (do verde ao vermelho) para indicar desde pequenos desgastes até destruição severa. O levantamento visa orientar os procedimentos necessários para a restauração das das 43 obras de arte do Shopping Center Recife.

Rua Três Corações Nº 400. Alto do Céu, Igarassu-PE

Tel 55 (81) 3304 0139

© 2025 by Jobson Figueiredo Alves.

bottom of page