Create Your First Project
Start adding your projects to your portfolio. Click on "Manage Projects" to get started
No céu do Rio
Tipo de projeto
produção cultural
Data
2016
Local
Hangar do Zeppelin em Santa Cruz, Rio de Janeiro.
Em 2016, completou-se 80 anos da construção do Hangar do Zeppelin no Rio de Janeiro, um prédio que se manteve preservado e em uso até hoje, graças à Aeronáutica do Brasil. O comando da Base Aérea de Santa Cruz - BASC (onde se encontra o Hangar), convidou Jobson Figueiredo para as comemorações dos 80 Anos do Hangar do Zeppelin. O convite se deu pois Jobson Figueiredo foi o restaurador da Torre do Zeppelin no Recife, é um grande estudioso dos dirigíveis, além de colecionador, talvez o maior no Brasil, de objetos relacionado aos Zeppelins e às Grandes Guerras Mundiais.
Para a comemoração, Jobson organizou e escreveu o livro “No céu do Rio: registro histórico do Zeppelin no Rio de Janeiro”, onde assinam também os textos o historiador Helton Cezário e o designer Igor Colares. O livro carrega imagens raras e históricas do Acervo Jobson Figueiredo e algumas do Acervo da BASC. São fotos que trazem a memória desde a primeira passagem do LZ-127 Graf Zeppelin até as viagens do LZ-129 Hindenburg na Cidade Maravilhosa. Vistas aéreas de um Rio de Janeiro em desenvolvimento, fotos internas da aeronave e do hangar compõem suas páginas; que possuem três idiomas: português, alemão e inglês.
Aproveitando o espaço de comemoração, além do lançaento do livro, também foi organizada uma exposição com itens selecionados do Acervo Jobson Figueiredo. A exposição contou com porcelanas originais do Hindenburg, cartões postais, selos, correspondências da época, livros, medalhas entre outros. Objetos raros que guardam a memória do Zeppelin, documentam sua trajetória e ainda apresentam possibilidades para o futuro.
Você pode ver o vídeo do evento aqui: https://youtu.be/2mko8KBWA1c



























